Frente Parlamentar de Combate à Pirataria atuará pela educação, repressão e melhorias na legislação
12/08/2019
Informalidade

Um marco no Legislativo gaúcho na promoção de ações para combater o comércio informal e ilegal. A avaliação foi do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, nesta segunda-feira (12/08), durante lançamento da Frente Parlamentar de Combate à Pirataria, que aconteceu na sede da Federação. O trabalho do legislativo com este objetivo tem na liderança o deputado estadual Issur Koch, e conta ainda com a participação dos deputados Any Ortiz, Edson Brum, Sebastião Melo, Sergio Peres e Ernani Polo que estiverem no evento.

Na abertura da solenidade, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, lembrou que é tempo de trabalhar em prol de minimizar os impactos negativos gerados pela comercialização de produtos pirateados, falsificados e contrabandeados. “E não é um trabalho fácil, uma vez que envolve problemas de ordem cultural, social e econômica”, disse Bohn. O coordenador da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS, Daniel Amadio, apresentou alguns dos números da pirataria, reforçando que a perda de arrecadação do ICMS estadual chega a mais de R$ 5 bilhões ao ano. “A economia subterrânea afeta a saúde dos consumidores, o mercado de trabalho e, entre outros problemas, gera desequilíbrio na concorrência com o mercado formal”, apontou Amadio.

O presidente da FNCP (Fórum Nacional Contra a Pirataria), Edson Luiz Vismona, lembrou que o comércio informal é um fenômeno organizado e estruturado, e que precisa ser acabado com método e apoio da sociedade. Na fala de encerramento, o deputado estadual Issur Koch, que preside a Frente Parlamentar, destacou alguns eixos que serão abordados neste trabalho da Assembleia Legislativa, dentre eles a educação, a atualização e melhoria da legislação e a repressão a este crime. “Somente com um trabalho coordenado conseguiremos trazer melhores condições concorrenciais aos empreendedores que constroem suas marcas e têm nos produtos piratas seus maiores entraves”, disse Koch.

As fotos do evento podem ser acessadas em https://www.flickr.com/photos/fecomercio-rs/albums/72157710261307707