Torneio de Quadribol agitou a Escola Paulo Freire, em Viamão
28/12/2022

Da saga Harry Potter para a vida real, “esporte dos bruxos” vinha sendo praticado através do projeto de iniciação esportiva do Sesc Viamão na instituição de ensino

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, em Viamão, sediou um Torneio de Quadribol Escolar neste mês. O esporte, que nasceu na ficção, na saga de livros e filmes Harry Potter, foi adaptado para a vida real e vinha sendo praticado com alunos do 4º e 5º ano da instituição de ensino desde abril, através do projeto de iniciação esportiva do Sesc Viamão, em prática na escola, com coordenação das professoras Francielle Berto e Vanda Menezes.

O torneio fechou com chave de ouro o primeiro ano da iniciativa, que deve continuar em 2023. Na sexta-feira, dia 16 de dezembro, os alunos foram divididos em nove equipes, com sorteios que decidiram os confrontos do dia. Ao longo da competição, na quadra da escola, os melhores times foram somando pontos que definiram os melhores praticantes do “Esporte dos Bruxos”.

A equipe vencedora ganhou troféu de 1° colocado. Os segundos e terceiros colocados receberam medalhas de prata e bronze; e todos receberam medalhas de participação, já os alunos que assumiram a posição de “Pomo de ouro”, também, foram prestigiados com um troféu.

“A emoção das crianças fez valer os princípios do Sesc”, destaca a professora Francielle Berto, da Unidade Viamão. ”Este foi um dia de guardar na memória, de respeito, diversão, competição saudável, estratégia, dinamismo e muita alegria e emoção para os pequenos alunos. Enfim, foi dia de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes”, completa. Quanto a opinião da escola sobre o torneio assim destaca o Diretor Cesar Pereira: “O torneio foi um verdadeiro sucesso. Organizado pelo Sesc, professora Franciele, com o apoio dos professores e direção da escola. Os alunos adoraram participar e se divertiram bastante. Parabéns a Professora Franciele pelo empenho e dedicação na formulação do esporte e pela organização do evento. Os alunos, professores e equipe diretiva agradecem.”

Além de incentivar a prática de esportes e hábitos saudáveis, o projeto do quadribol na EMEF Paulo Freire também mostrou resultados positivos no desempenho escolar dos alunos, incentivados a participarem das aulas para terem a prática esportiva, e também no incentivo ao hábito de leitura, com a apresentação do mundo literário de Harry Potter. O trabalho realizado, inclusive, foi destaque recentemente no "6º Congresso Mágico de Educação" em São José dos Campos, São Paulo, evento organizado pelo departamento de Pedagogia da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e a Professores Mágicos, empresa de formação docente que valoriza a cultura pop na Educação.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.