Comissão de Combate à Informalidade debate sobre projetos de lei
17/07/2024
Informalidade
Comissão de Combate à Informalidade debate sobre projetos de lei no setor

A reunião da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS (CCI), realizada em formato on-line na manhã desta quarta-feira (17/07), tratou sobre os projetos de lei que envolvem alterações na legislação em casos como contrabando, descaminho, receptação destes itens, além de venda de itens falsificados. A reunião foi coordenada pelo vice-presidente da Federação, Leomar Rehbein.

Na ocasião, os advogados do Núcle Jurídico Tributário da entidade realizaram duas apresentações sobre a PL 5258/2020, que altera o artigo 175 código penal, com a finalidade de acrescentar novas consequências para venda de peças automotivas falsificadas ou contrabandeadas. Eles também falaram sobre os PLs 63/2012, 7900/2017, 5080/2020 e 907/2024, que tratam sobre apreensão e consequências para os envolvidos em crimes envolvendo equipamentos hospitalares. A ideia é que as equipes de trabalho da Federação possam atuar com a Frente Parlamentar participante da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de maneira favorável aos projetos.

Reunião em Santa Maria

No dia 15 de julho, a CCI também esteve reunida na cidade de Santa Maria. Na oportunidade os advogados do Núcleo Jurídico Tributário da Federação, Catiuce Lopes e Vinícius Saraiva, fizeram uma apresentação sobre o contrabando, descaminho e a pirataria, mostrando os dados da economia subterrânea e os trabalhos realizados pela Comissão.

No Brasil, a realização de atividades não declaradas ao Governo representa R$ 1,9 trilhão, o que representa 17,8% do PIB em 2022. Neste contexto, podemos estimar que, em 2023, a economia subterrânea no Rio Grande do Sul tenha movimentado R$ 124,6 bilhões. As microrregiões do RS correspondem a R$ 1,87 bilhões na região de Santiago; R$ 3,15 bilhões na Campanha Ocidental; em mesmo montante, R$ 3,15 bilhões, em Santa Maria; R$ 3,83 bilhões em Santa Cruz do Sul; R$ 1,31 bilhões em Cachoeira do Sul e R$ 1,53 bilhões nas Serras de Sudeste.

Os advogados também mostraram que a carga tributária de ICMS na economia gaúcha foi de 7,87% em 2021 e, considerando que essa carga tenha se mantido, a perda de arrecadação estimada para 2023 para o RS foi de R$ 9,8 bilhões. Aindd de acordo com o balanço do Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), em 2023, o país perdeu cerca de R$ 441 bilhões com o crime, representando um acréscimo de 7,5% sobre o ano anterior (R$ 410 bi). Desde 2014, os prejuízos quadruplicaram (eram estimados em R$100 bilhões).

Para finalizar, Catiuce e Saraiva relataram as ações desenvolvidas pela CCI, como o trabalho junto aos poderes público, executivo, legislativo e judiciário de fortalecimento de combate e a busca de união dos municípios para tratar do assunto.

Tags: