Comissão do Comércio Atacadista da Fecomércio-RS se reúne para tratar pautas do setor
17/07/2024

A Comissão Setorial Permanente do Comércio Atacadista da Fecomércio-RS, dirigida pelo coordenador e vice-presidente da entidade Zildo de Marchi, realizou na manhã desta quarta-feira (17) uma reunião on-line para tratar de assuntos pertinentes à área.

Iniciando a pauta do encontro, o representante Everton Buttenbender trouxe para a avaliação da Comissão a proposta de unir esforços através da Federação para levar aos órgãos competentes o trabalho realizado pela Associação de Distribuidores de Papelaria (ADISPA) em prol da compra e distribuição de materiais escolares através das prefeituras.

Realizado em algumas cidades do Rio Grande do Sul e, também, em outros Estados, o projeto consiste no fornecimento de um “cartão material escolar”, abastecido com a verba que as cidades recebem para que as famílias possam fazer a própria compra do material.

Assim, não é necessária a distribuição por fornecedores através de licitações, por exemplo, o que resulta em uma maior movimentação dos estabelecimentos locais que trabalham com esse tipo de produto. Na oportunidade, foi solicitado o apoio da Fecomércio-RS para levar a proposta até o Governo do Estado. A Federação fará um estudo do tema para posteriormente seguir com os encaminhamentos necessários.

Outro tópico trazido para a reunião, pelo assessor jurídico Moisés Mendes, foi os percalços que ainda são encontrados para a utilização dos benefícios concedidos ao Estado para a importação de produtos. Apesar de estarem instituídos há mais de dois anos, ainda há barreiras para a sua utilização e com isso a Fecomércio-RS segue trabalhando e atuando para que sejam revistas as exigências para a utilização dos benefícios.

Finalizando o encontro, a economista-chefe da Federação, Patrícia Palermo, trouxe aos presentes um panorama atualizado sobre a utilização e encaminhamento dos recursos fornecidos pelos governos Federais e Estadual em prol das empresas após a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul.

Tags: