“Olga”, monólogo que retrata últimos momentos de judia em campo de concentração na Alemanha, será apresentado em teatros do Sesc/RS
11/09/2023
Cultura
Geral
Crédito: Tom Peres

O monólogo “Olga”, que recria fragmentos da vida da revolucionária judia Olga Benário, condenada à morte num campo de extermínio nazista na Alemanha, tem agenda de apresentações em teatros do Sesc/RS a partir de 21 de setembro. O espetáculo teatral passará por Camaquã (21/09), Ijuí (27/09), Santa Rosa (28/09) e Gravataí (05/10). Os ingressos custam a partir de R$10 e podem ser adquiridos pelo site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais/, ou em qualquer Unidade Sesc/RS. Detalhes da agenda podem ser conferidos abaixo.

“Olga” estrou em 2018 e recebeu prêmios em diversos festivais. Foi concebido pela atriz Edelweiss Ramos, que estrela o monólogo, e conta com direção de Camila Bauer. O texto é assinado pelas duas, ao lado de Pedro Bertoldi, com autorização e acompanhamento de Anita Prestes, filha de Olga Benário.

A produção é intimista, mas repleta de detalhes. No palco, o cenário de Ronaldo de Almeida e Diego Stefani situa a personagem em um espaço fechado de 2m x 2m, cercado de pilares e arames farpados que remetem a um campo de extermínio. O figurino de Liane Venturella foi inspirado no uniforme utilizado pelas presas no campo de concentração de Ravensbrück, que aproveitava sobras de uniformes usados por prisioneiras já eliminadas. A iluminação de Ricardo Vivian foi pensada para compor parte da cenografia. Já a trilha sonora de Álvaro Rosa Costa foi criada com base em pesquisas sobre os sons existentes nos campos de concentração, propondo um mergulho nos sons da incerteza perante a barbárie. A produção dá o tom às memórias e emoções de Olga, em sua última noite de vida. A classificação etária do espetáculo é a partir de 14 anos.